terça-feira, 13 de maio de 2014

DICAS DE WELLNESS OU BEM ESTAR


DENTES Saudáveis & SORRISO Perfeito: Você quer ter?

Se a sua saúde bucal não anda lá essas coisas e/ou se você não entende porquê vira e mexe tem cáries, apesar de escovar com frequência os dentes ou porquê seus dentes estão escurecendo ou se outras questões dessa natureza bucal vivem rondando seus pensamentos, livre-se  de uma boa parte delas com essa matéria. 

Saúde bucal é um somatório de cuidados. Nada difícil, nem tão pouco impossível. Alguns bem curiosos e outros inimagináveis. Vamos a alguns...


Você sabe cuidar bem da sua saúde bucal? SABE MESMO? Veja se você já sabia E PRATICAVA esse bons hábitos...


Saiba que alimentos como: refrigerantes a base de cola ( atenção viciados de plantão), mesmo diet ou zero, café (grupo 2 de viciados), chá escuro, alimentos roxos como beterraba e açaí (grupo 3 de viciados de plantão), vinagre, vinho e frutas cítricas como limão e laranja desgastam os dentes. Então, moderação com esses alimentos, ok?

Entenda que comer doces faz mal à saúde, principalmente a bucal, ainda mais se for várias vezes ao dia. Eles alteram o ph da saliva, aumentando a acidez e facilitando o aparecimento da cárie. Isso porque, ingerindo várias vezes ao dia, não dá tempo do ph voltar ao normal e as cáries se divertem e agradecem o seu consumo frequente de açúcar ao lonnngo do dia.

Saiba que o sangramento da gengiva pode ser mais grave do que imagina: Pode ser uma gengivite que se originou até mesmo de uma escovação mal feita. Então escovar correndo e de qualquer jeito não vale, ok?

Perceba que a escovação antes de dormir é o período mais importante, já que o organismo fabrica menos saliva e consequentemente, fica mais resíduos de alimentos parados e consequentemente apodrecendo em sua boca. Éca!


Fique ciente que bochechos com produtos específicos são muito bons para mantes os vilões da boca distante. No entanto, como tudo que é demais, enjoa ou faz mal, isso também se aplica aqui, pois esses produtos podem alterar o ph da flora, ressecando a mucosa. Prefira os sem álcool e com ingredientes ativos à base de cetilpiridínio ou triclosan, e que contenham flúor em sua fórmula. E moderação no uso.

Ah, existem os alimentos que podem ajudar nesse processo também. Quer saber quais são? 

- Pepino: estimula a produção de saliva, ajudando na limpeza dos dentes e consequentemente na remoção das bactérias.
- Maçã: essa fruta, a maioria das pessoas já sabe que é ótima para os dentes. Com muita fibra, acaba por fazer um papel parecido com o da escova, raspando os resíduos de comida dos dentes, ao ser mordida, evitando e, até mesmo removendo a placa bacteriana. 
- Cenoura crua: Dupla função de limpeza: estimula a produção de saliva e assim como a maçã, ajuda na remoção da placa bacteriana.
- Queijo: Além de combater a acidez da boca, seus principais nutrientes que são o cálcio e o fósforo, ajudam na remineralização dos dentes e na diminuição do aparecimento da cárie.
- Castanha do Pará: o óleo dessa semente protege os dentes, pois faz literalmente as bactérias escorregarem e não conseguirem se fixar nos dentes.
- Tomate, morango, goiaba, pimentão vermelho e pimentão amarelo, brócolis, mamão papaia, acerola, camu-camu, graviola, caju e todos os demais alimentos que contenham vitamina C são ótimos para a produção de colágeno ( olha o remédio contra a flacidez aí, minha gente!) que ajuda a manter a saúde das gengivas. Mas, lembre-se: nada de exagerar com as frutas cítricas, ok?

E mais uma vez o grande vilão: o cigarro!  Como ele atrapalha a vida das pessoas, né não? Ele atrapalha o caminho do sangue para chegar nos tecidos periodontais, resumindo a história: atrapalha na formação de células do sistema imunológico e consequentemente, facilitando assim, a chegada das famigeradas bactérias. Até para quem passa por algum tipo de intervenção cirúrgica bucal, o cigarro é pior! Ele atrasa na recuperação dos tecidos da gengiva. Querido amigo fumante, se isso não te convencer a se livrar do cigarro, pega a dica: acenda o cigarro pelo menos só depois de escovar os dentes e vá ao dentista 4 x ao ano, ou seja, a cada 3 meses. Anotou o recado? 


Quer mais dicas?

- Use canudos para ingerir bebidas escuras (não consigo imaginar alguém tomando café num canudo. Mas, seria bem legal!) e para bebidas cítricas também, diminuindo assim, o contato dos dentes com as substâncias nocivas desses alimentos.
- Se não for possível escovar os dentes depois de comer algo, faça um bochecho com água e passe os dedos em todos os dentes, como se estivesse escovando-os.
- carregue um kit limpeza-bucal com você. As farmácias já possuem; é tudo bem pequeno, quase não ocupa espaço. Cabe até no bolso: uma escova de dentes (aquela de viagem, sabe? De encaixar), um fio dental e uma mini pasta de dentes.
- Inclua nesse kit, chicletes sem açúcar. Eles NÃO substituem o trabalho da escova e do fio dental, mas diminuem o probabilidade de cáries, já que estimulam a salivação.

_ Beije muuuuuito na boca. O beijo além de trazer bem estar, estimula a salivação, que já foi dito várias vezes acima, porque é bom.

- O importante não é a quantidade de vezes que você escova os dentes e sim a qualidade com que você escova. Sabia que se você fizer uma escovação bem feita, completinha (com direito inclusive ao fio  dental), pode ficar até 12 horas sem escovar? O auge do ciclo bacteriano é atingido a cada 12 horas e isso ajuda quem  precisa comer algo bem rápido, que mal dá tempo de mastigar, que dirá de escovar os dentes depois. Mas, fique esperto! Se esse hábito de comer depressa virar rotina, vai ser ruim em todos os sentidos, até para a saúde da boca. Olha o estresse aí, gente!
- Limpe a língua! Saiba que ela é responsável por nada menos do que 80% dos casos de problemas com a gengiva e de mau hálito. Existem limpadores específicos; alguns já acoplados na escova.
-Emagreça! Não, eu não errei a matéria. Existem estudos, inclusive da Unicamp, que dizem que um determinado tipo de bactéria, está associado ao sobrepeso. Abra bem seus olhos, pois você tem mais um motivo para investir na sua saúde e emagrecer. Então, mexa-se! Faça coaching! E conte comigo nessa, ok?

- Pare de roer as coisas! Você não é da espécie dos roedores e nem mesmo um filhote de cachorro que rói tudo pela casa. Ah, e nem abridor de garrafas, que fique claro também! Morder tampas de caneta, lápis, pacotes de biscoito metálicas e embalagens em geral, assim como segurar chaves, prendedores de cabelo e coisas desse tipo só trazem prejuízo ao esmalte dos dentes. Nem vou falar de roer as unhas. Esse costume faz um mal tão grande que muitas pessoas não tem a menor noção, mas isso é para outro dia... 
- Relaxe e sorria! O stress causa mau hálito e a depressão é altamente prejudicial à saúde até da boca.
- Não mastigue gelo e nem o milho da pipoca! O esmalte dos seus dentes agradece de montão!
- Você não só não precisa como não deve escovar os dentes imediatamente após comer, principalmente se ingerir alimentos cítricos. O ácido presente nesses alimentos destrói o esmaltes dos dentes. O ideal é esperar de 15 a 20 minutos para fazer a limpeza. Nada muito além disso também, ok?

- Beba água! Ah, a água!... Tão boa para tanta coisa!... Ela hidrata a boca e no caso das mulheres, 5 dias antes e 5 dias depois da menstruação faz um bem muito grande também à boca, diminuindo a possibilidade de mau hálito que pode aparecer em função das mudanças hormonais.
-Invista na saúde bucal dos pequenos desde já! Como diz o ditado:" A prática leva à perfeição." Deixe as crianças fazerem sua própria escovação e em seguida, você finaliza. Escove os seus na frente delas: abaixe-se e mostre os movimentos corretos. Se você não as deixar fazerem porque quer logo acabar com aquilo, elas nunca vão aprender. E você vai escovar seus dentes até na idade adulta, é? Ou vai ter um 
filho (a) com problemas de higiene bucal por nunca ter sido incentivado a escovar seus próprios dentes? Pense nisso. Como diz os letreiros das obras espalhados pelo Rio: "Os transtornos passam, os benefícios ficam." Nisso eu concordo com eles ;)

Seja qual for o motivo dos problemas bucais que você tenha: Falta de tempo (que eu chamo de má administração do tempo, pois tempo, todos tem. É preciso apenas aprender a administrá-lo), estresse e/ou desânimo, obesidade, entre outros ou se você tem outro objetivo na vida e precisa de um empurrãozinho para chegar lá, conte com um Coach de Metas! Conte comigo!

Quer dar o primeiro passo em busca de seu objetivo DE GRAÇA? Te ajudo por e-mail, QUER? Deixe logo abaixo do texto em comentários: sua meta, o que você já fez que deu certo, o que não deu e o que você está fazendo agora. Se nada por enquanto, não se chateie! Vamos dar  o primeiro passo... juntos!


Um ótimo dia!
Uma excelente terça-feira!
Tudo de bom! E...

Carpe Diem!




Flávia Lobo

Coach de Metas & Objetivos.

Especialista em Bem Estar com Foco em Emagrecimento, Saúde & Relacionamento.
Realize seus sonhos e conte com um Coach para isso!
O impossível só existe para quem não faz acontecer!



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