quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DICAS DE WELLNESS ou BEM ESTAR




                                  Quanto de sal você consome?
O sal é um alimento necessário ao organismo, mas a grande questão é a quantidade ingerida. E é aí que mora o perigo... A ingestão excessiva de sal pode trazer complicações e doenças graves como: hipertensão, infarto, acidente vascular cerebral, comprometer gravemente a saúde dos rins, dores de cabeça, entre outros males para a saúde. 
O sódio consumido em quantidades moderadas ajuda na regulação da pressão sanguínea.  Então, falando abertamente, o consumo diário de sal deve ser de no máximo 5 g.

Dicas para diminuir o consumo de sal:

•          Tire o saleiro da mesa, pois como diz o ditado: “o que os olhos não veem, o corpo não sente” (...tanto a falta do sal. E conte com a preguiça nessas horas como aliada para não levantar-se da mesa e ir em busca do saleiro. Nessas horas, eleja-a como sua melhor amiga.)
•          Use alimentos em conserva com moderação (picles, azeitonas, aspargos, etc), pois eles já vêm bem salgados e se possível, passe uma "aguinha" rápida antes de consumi-los. Isso já ajuda um pouco a diminuir a quantidade de sal (mas, não vai dar para fazer isso com patê, nem com maionese, ok?)
•          Reduza também o consumo de alimentos processados com alta concentração de sal, como temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos, sopas industrializadas.
•          Substitua o sal por temperos como: alho, cebola, salsinha, cebolinha, hortelã, limão, manjericão, coentro, cominho e orégano e assim deixe os alimentos mais saborosos, diminuindo com isso, a quantidade de sal.
•          Consuma o sal marinho, pois é mais saudável.
•          Evite aperitivos que já venham acrescidos de sal (castanha de caju, amendoim, batata frita, etc) e prefira os sem adição de sal ou com a menor quantidade possível de sódio. Leia as tabelas das embalagens (SEMPRE).
•          Evite carnes salgadas: bacalhau (vai ser difícil nessa época do ano),carne seca, defumados, etc.
•          Se não consegue saber exatamente quanto de sal está consumindo, use os pacotinhos. Cada um contém 1 g e você vai saber que pode consumir ATÉ 5 deles por dia.
•          Alimentos doces industrializados também contém sódio. Leia na embalagem SEMPRE e verifique a quantidade que está ingerindo.

          Como todo vício, não é fácil se desapegar do sal, então vá devagar, pois se “de grão em grão, a galinha enche o papo”; de grama em grama ou de pacotinho em pacotinho, você vai se habituando e se livrando desse pó branco tão maléfico à saúde – quando consumido em altas doses, é bom lembrar disso. Diferente de outro tipo de pó branco que faz mal consumir em qualquer dose. Mas, essa é outra história...

Então, seja qual for a sua meta, INSISTA, PERSISTA E NUNCA DESISTA dela. E caso, precise de uma ajuda, de um empurrãozinho, conte com a ajuda de um Coach para isso. Essa pessoa, com certeza, pode E SABE como te ajudar!
E...

CARPE DIEM!