quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Noite de sono ajuda a esquecer acontecimentos ruins, diz estudo


                                DIA RUIM X NOITE BEM DORMIDA

Um dia ruim pode ser esquecido após uma boa noite de sono. É o que sugere novo estudo publicado na revista Current Biology.
Os resultados encontrados mostram que durante a fase do sono chamada REM (movimento rápido de olhos, na sigla em inglês), o cérebro processa as experiências em um ambiente com menores níveis de estresse. Assim, as emoções são processadas, mas sem as dificuldades que a memória traz à tona.
"A pessoa acorda no dia seguinte e aquelas experiências nem sempre boas já estão mais amenas", conta o líder do estudo e professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Matthew Walker.
Os pesquisadores acreditam que a diminuição de princípios químicos no cérebro ajuda a acalmar as reações emocionais que remetem às experiências que ocorrem em dias anteriores
...A descoberta ajuda a explicar porque pessoas que sofrem de estresse pós-traumático, como veteranos de guerra, têm mais dificuldades de se recuperar de acontecimentos ruins, visto que o sono desses pacientes não funciona da forma correta.
 Texto retirado do UOL Ciência e Saúde. Para saber mais, clique aqui